O Porto sofre vexame na estreia da Europa League
O Porto foi à Noruega para enfrentar o Bodo/Glimt na estreia da equipe na Europa League. Os Dragões queriam voltar para casa com uma vitória, mas levarão na bagagem um vexame.
Quem esperava um passeio dos portugueses na terra da aurora boreal, na verdade, viu outro fenômeno natural quase tão implacável quanto: a zebra do futebol, animal que costuma passear nas competições continentais da UEFA. O Bodo/Glimt, inclusive, ficou famoso no mundo inteiro ao aplicar um inacreditável 6 a 1 na Roma, na edição 2021/22 da Conference League.
Os donos da casa venceram – e com autoridade – os Dragões por 3 a 2, com um ex-Milan fazendo a diferença. Jens Petter Hauge, que jogou no nos italianos na temporada 2020-21, anotou dois e ainda deu uma assistência, garantindo os primeiros três pontos dos noruegueses na competição.
Além de precisar lidar com o artilheiro norueguês, o time português sentiu a diferença no gramado sintético e não conseguiu apresentar o bom futebol visto no Campeonato Português. Nem mesmo o homem a mais em campo desde os cinco minutos do segundo tempo foi o suficiente para o Porto garantir a vitória.
A vontade que faltou ao Porto, sobrou ao Bodo/Glimt
Exceto nos primeiros minutos, quando abriu o placar com Samu Omorodion, aos 8′ da primeira etapa, o Porto não parecia muito a fim de vencer o jogo. Longe disso, na verdade.
Não à toa, o gol de empate dos noruegueses não demorou a sair. Menos de 10 minutos após abrir o placar, os Dragões já não tinham a vantagem nas mãos.
E assim foi durante todo o duelo. O Porto tinha posse de bola, tentou mais chutes, mas faltava algo.
E era justamente esse “algo” que sobrou no Bodo/Glimt. Apesar de ficar menos com a bola, de criar menos chances, as oportunidades criadas eram muito mais perigosas – e muito mais certeiras também.
Atacante ex-Milan decide contra o Porto
O “Show de Hauge” começou ainda no primeiro tempo. Próximo do apito para o intervalo, o atacante recebeu na entrada da área e chutou com categoria para virar o jogo e colocar os donos da casa em uma ótima situação.
Mas o segundo tempo começou com uma lambança no Bodo/Glimt que poderia ter resolvido os problemas do Porto.
O atacante Dybvik Maatta, que tomou o primeiro cartão amarelo no apagar das luzes do primeiro tempo, resolveu similar uma falta dentro da área bem na frente no árbitro, que não teve dúvidas: apitou a segunda infração e o cartão vermelho.
Próximos jogos do Porto na Europa League
- Porto x Manchester United – quinta-feira, 3 de outubro, Estádio do Dragão, Cidade do Porto
- Porto x Hoffenheim – quinta-feira, 24 de outubro, Estádio do Dragão, Cidade do Porto
- Lazio x Porto – quinta-feira, 7 de novembro, Stadio Olimpico, em Roma
Porto